Você já deve saber que existem inúmeros benefícios do exercício físico, não é verdade? Além de contribuírem para que uma pessoa fique mais bonita e atraente, a prática também assegura a boa forma física, mantém a saúde em dia e colabora com o bem-estar (tanto físico quanto mental), sempre priorizando um estilo de vida saudável e equilibrado.

Por esse motivo, resolvemos mostrar neste post alguns dos benefícios do exercício físico que você ainda não conhece!

É essencial ressaltar que a prática regular das atividades, aliada a uma alimentação saudável, contribui, e muito, com a saúde do corpo e da mente. Então, se você tem interesse no assunto, leia este artigo e entenda!

1. Aumenta a produtividade no trabalho

Um dos pontos que mais contribui com o aumento da produtividade no trabalho é a concentração. Afinal, é preciso se concentrar para que as atividades profissionais sejam feitas da forma mais rápida e eficaz.

Justamente por isso, a prática do exercício físico é benéfica. Ela libera endorfina, um hormônio que contribui com a conexão entre os neurônios e torna mais rápida a comunicação entre eles.

A regularidade da prática ainda eleva a frequência cardíaca, o que aumenta o fluxo de oxigênio e de sangue que vão para o cérebro, protegendo as células e a capacidade cerebral.

2. Melhora a motivação pessoal

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, as atividades físicas não promovem o esgotamento físico, tampouco acabam com a energia do corpo. A prática regular reduz, na verdade, o hormônio responsável pela sensação de estresse e de cansaço, também chamado de cortisol.

Além disso, os exercícios liberam substâncias (como a serotonina) responsáveis por aumentar a satisfação e o bem-estar. Como consequência, a pessoa passa a ter mais disposição e motivação, tanto para realizar atividades pessoais quanto profissionais.

3. Contribui com os níveis de energia do corpo

Capazes de reduzir a fadiga persistente, como já mencionamos, os exercícios físicos acabam contribuindo, também, com o aumento dos níveis de energia corporal.

Com a recuperação do equilíbrio do corpo — juntamente à maior movimentação corporal que as atividades físicas proporcionam —, ocorre o alívio da tensão. Assim, você se sente com mais energia, melhorando o rendimento no trabalho, na escola e na academia.

Outro ponto positivo é que isso ainda contribui para assegurar a ida aos compromissos diários. Afinal, como a sua saúde física e mental estará em dia, você não vai passar pelas lesões, dores ou o mal-estar, normalmente associados ao sedentarismo.

4. Eleva a autoestima

Ter a saúde em dia, se sentir bonito e atraente e ainda levar um estilo de vida saudável é, com certeza, uma maneira de aumentar a autoestima.

Também é válido mencionar que essa autoconfiança fica mais elevada quando notamos um aumento em nossa produtividade, concentração e bem-estar — além da própria redução do cansaço. A longo prazo, isso até evita distúrbios mentais e outros problemas de saúde causados pela falta de atividades.

5. Garante mais qualidade de vida

Por fim, a satisfação profissional, junto à pessoal, faz com que qualquer pessoa se sinta mais realizada e tenha uma boa imagem e mais qualidade de vida.

Isso porque a capacidade de conciliar as atividades de uma rotina atribulada (academia, estudo e trabalho, por exemplo) representa superação, melhora o humor e diminui sentimentos de ansiedade e depressão.

Pronto! Agora você já sabe quais são os principais benefícios do exercício físico!

Não se esqueça de que, para aproveitá-los — além dos mais conhecidos, como a perda de peso, o aumento da resistência física e muscular, o fortalecimento dos ossos e a redução do risco de doenças crônicas e cardiovasculares — é essencial contar com o auxílio de um profissional e permitir que o corpo descanse bem para repor as energias.

Enfim, gostou desta publicação? Então aproveite para ver também como você pode conciliar trabalho, estudo e academia!

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