Muito se fala sobre as melhores formas de preparar o corpo para a temporada do biquíni. Mas, e quando esse período chega, qual seria a melhor alimentação no verão?

Afinal, além de estar satisfeita com o próprio corpo, é preciso estar saudável e bem disposta para curtir ao máximo a estação mais amada do ano.

O aumento das temperaturas eleva a produção do suor, fator que pode prejudicar a saúde, provocando mal estar, desidratação e insolação, por exemplo.

Para manter o organismo em equilíbrio, não basta intensificar o consumo de água, é necessário observar o cardápio.  Quer saber como colocar essa ideia em prática? Confira a seguir.

Como cuidar da alimentação no verão

Prefira sucos naturais

Bateu aquela sede? Nada de refrigerante nem bebidas alcoólicas em excesso. A melhor aposta para encarar o calor são os sucos naturais. Procure as frutas da estação e evite, ou pelo menos diminua, o acréscimo de açúcar.

Fuja de alimentos gordurosos

Nada de carne vermelha e fritura o tempo todo. Você vai se sentir muito mais leve e bem disposta consumindo carnes brancas e peixes, além de dar preferência às opções grelhadas. 

Diminua os industrializados

Essa dica, aliás, pode ser colocada em prática em todas as estações. A lista de motivos para evitar os produtos industrializados é grande: corantes, conservantes, altos índices de sódio e de açúcares, dentre outros. Para driblar isso, prefira os alimentos naturais, como frutas, verduras, legumes e grãos.

Aposte nos integrais

Essa dica vale para arroz, pão, macarrão, todos os alimentos que possuem versão integral. O seu intestino funcionará de forma mais equilibrada, ajudando o organismo a eliminar as toxinas e mantendo a saúde em dia.

Sugestão de cardápio para o verão

Café da manhã

Iogurte natural, cereais e frutas frescas.

Lanche da manhã

Água de coco ou suco de frutas.

Almoço

Frango grelhado, arroz integral, legumes cozidos no vapor e salada de folhas verdes.

Sobremesa

Salada de frutas com granola. 

Lanche da tarde

Pão integral com geleia de frutas ou queijo branco.

Janta

Peixe, lentilha refogada e salada. 

Dicas extras

Nem todo mundo sabe, mas a sede já é um sinal de desidratação. Dessa forma, é preciso beber água constantemente, sem esperar que o corpo demonstre essa necessidade.

Se você tem dificuldades para criar o hábito de beber cerca de dois litros diários, vale a pena programar vários despertadores ao longo do dia. Outra opção é investir em uma garrafa de água nova, bonita e bastante estilosa. E, claro, levar essa garrafa para todos os lugares!

Por fim, lembre-se que não é preciso deixar de se exercitar pela mudança de temperatura. Basta fazer algumas substituições na sua rotina. Como, por exemplo, evitar atividades ao ar livre entre 10h e 16h e optar por exercícios mais leves, como o yoga

Com a alimentação no verão balanceada e a hidratação correta, você pode curtir as férias e aproveitar cada dia da estação.

Que tal compartilhar estas dicas nas suas redes sociais? Aproveite e convide as amigas para curtir o sol ao seu lado!

 

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