Temos certeza que durante o ano passado e este ano você ouviu falar muito sobre o autoconhecimento, não é mesmo? Enquanto estávamos isolados e sem saber ao certo como seria o novo rumo que o mundo tomaria, tivemos muitos dias de solidão e dúvidas.

Apesar de toda a situação,  foi um período em que tivemos a oportunidade de nos autoconhecermos. 

Quantas vezes você parou para se observar durante este período? Entender o que realmente queria para sua vida, o que não queria, quais atitudes tomar sobre um trabalho, um relacionamento, enfim…

Se autoconhecer é uma virada de chave para ter uma vida feliz, próspera e renovada! Vamos falar mais sobre isso? Confira até o final. 

O que é autoconhecimento?

Esse é um assunto muito abrangente, mas vamos abordar alguns pontos importantes para nos conhecermos cada vez mais e melhor.
O autoconhecimento é, basicamente, a consciência da nossa essência como ser humano. Nossos defeitos, nossas qualidades, nossos medos, limitações,talentos, crenças e inclinações. 

O que te faz feliz? O que te motiva ou que te desmotiva? O que te dá coragem, entre outras questões.

Além de fazer com que tenhamos as respostas para essas e outras perguntas, o autoconhecimento permite nos guiarmos pelo desenvolvimento pessoal até o encontro da felicidade. 

Qual a importância do autoconhecimento?

Ao saber quem somos ganhamos a incrível capacidade de saber exatamente o que queremos, o que aceitamos, como vamos enfrentar várias situações de nossas vidas.

Conhecer aspectos da nossa individualidade nos ajuda a reforçar atitudes que nos levam para mais perto da realização, do sucesso, da felicidade. É um passo importantíssimo para o desenvolvimento pessoal.

Reconhecer o que nos atrasa, refletir sobre essas atitudes de forma calma, consciente e compreensiva possibilita ajustes e melhorias para alcançarmos nossas metas, sejam elas quais forem e em qualquer área da nossa vida.
O autoconhecimento está diretamente ligado ao nosso propósito de vida. 

Como podemos trabalhar o autoconhecimento?

Se conhecer não é um processo fácil que se desenvolve do dia para a noite. É preciso maturidade para lidar com várias questões, além de saber olhar para dentro de si e entender por que está tomando certos tipos de atitude sem pensar. 

Escrever nossos pensamentos e emoções ajuda a fixar em nossa mente o que estamos sentindo e permite posterior análise de nossa evolução.
Esse processo requer muita sinceridade e honestidade nas respostas. É importante lembrar que as respostas devem ser dadas de acordo com o que sentimos de verdade, e não como gostaríamos que fosse.

O autoconhecimento também é um processo de auto aceitação! É descobrir quais atitudes nos fazem verdadeiramente felizes, plenas e realizadas. 

A terapia é um excelente passo para quem busca o autoconhecimento. Depois de um período muito conturbado onde tantas coisas aconteceram na vida de todo mundo, apostar na terapia é uma excelente maneira de recomeçar. Vamos juntas nos conhecermos cada vez melhor vivermos mais felizes?