Com certeza você já ouviu falar sobre meditação e todos os benefícios que ela pode oferecer para nossa mente. Mas você realmente sabe mais informações sobre essa técnica? Ela é muito associada ao relaxamento da mente e do corpo, mas essa técnica oferece muitas outros benefícios. 

Para você que está buscando uma nova forma de se concentrar melhor, ter um sono de mais qualidade e muito mais saúde, confira as dicas e informações que separamos sobre a meditação e aproveite para começar a praticá-la hoje mesmo. Confira. 

Principais benefícios da meditação

Essa técnica,além de possuir efeitos realmente tranquilizantes, atua diretamente nas dores do corpo físico. Permite que o corpo reduza a intensidade das respostas emocionais, principalmente os episódios relacionados a dor. Sendo assim, se você pratica meditação, certamente enfrentará os obstáculos de dor de maneira mais relaxada e, consequentemente, menos dolorida.

Um fator muito interessante sobre a meditação é que ela também ajuda a prevenir o envelhecimento.  O organismo possui alguns cromossomos chamados de telômeros, responsáveis pela extensão da vida. Quanto maiores forem estes cromossomos, maior é a expectativa de vida. A meditação atua diretamente na prevenção do encurtamento dos telômeros, prevenindo o envelhecimento precoce.

Ela  auxilia também no controle emocional, reduzindo a carga de pensamentos de emoções negativas e reduzindo o estresse. 

Quem faz meditação também eleva o seu poder de concentração. A prática, por sua vez, possibilita mais produtividade e rendimento nas atividades laborais e acadêmicas, bem como a atenção na troca de informações nos relacionamentos.

No geral, podemos citar uma grande quantidade de benefícios que ela tem a te oferecer: 

  • Redução de problemas cardíacos;
  • Melhora na qualidade do sono;
  • Melhora de quadros depressivos;
  • Cuidados com a saúde mental;
  • Melhora da frequência cardíaca;
  • Mais paciência e controle emocional no tratamento de doenças;
  • Suavidade nos efeitos do estresse pós-traumático;
  • Melhora do processamento cerebral;
  • Controle do peso corporal;
  • Minimização dos sintomas da síndrome do pânico.

Como praticar a meditação?

Você não precisa ser um grande mestre da concentração para meditar com qualidade. Hoje existem vários aplicativos, playlists e vídeos com meditações guiadas que são perfeitas para te ajudar a começar nessa prática. 

Também não é preciso reservar muito tempo do seu dia para esse momento. Algumas meditações duram de 5 a 15 minutos. Desde que você esteja completamente mergulhado naquele momento, poucos minutos no dia já são suficientes. 

Escolha um ambiente confortável, onde você possa se sentar e manter sua coluna ereta e a postura correta. A respiração é o ponto fundamental da meditação. Controlá-la e seguir todos os passos que a meditação guiada 

A respiração é um dos grandes secretos da qualidade da meditação e do que você pode obter com ela. Ao aprender a controlar e a respirar corretamente, você começa a perceber mais calma durante o seu dia e mais discernimento para lidar com várias situações. 

No começo pode parecer um grande desafio. Você vai perceber que sua mente sempre vai se distrair, porém, focar no áudio guiado da meditação e concentrar na sua respiração são os grandes segredos para se acostumar e passar a obter todos os benefícios. 

Que tal começar a prática hoje mesmo? Aproveite os dias em casa para iniciar um novo hábito saudável.