Com certeza você tem escutado falar muito sobre o óleo de coco, não é mesmo? A busca por uma vida mais saudável vem crescendo cada vez mais, principalmente com o momento de pandemia e Covid – 19, quando focamos ainda mais em alimentos e vitaminas que reforçam nossa imunidade. 

Esse ingrediente natural oferece uma série de benefícios para a saúde e também para a pele, para seu cabelo… Ele tem sido um queridinho da culinária, estando presente em vários pratos, inclusive no café! Quer saber mais sobre os benefícios do óleo de coco? Confira até o final! 

O que é o óleo de coco?

O novo ingrediente queridinho do dia a dia é uma gordura obtida a partir do coco seco ou do coco fresco, sendo denominado óleo de coco refinado ou extra-virgem, respectivamente.

O óleo de coco extra-virgem é o que mais traz benefícios para a saúde, já que não passa por processos de refinamento e não perde nutrientes nem é submetido a altas temperaturas.

A opção  natural é muito versátil pois, além da alimentação, também pode ser usado como hidratante para o rosto, na máscara do cabelo, para acompanhar seu café…

Benefícios do óleo de coco

Podemos citar 5 principais benefícios deste ingrediente poderoso:

 

  1. Fortalecimento do sistema imunológico, devido à presença de ácido láurico;
  2. Hidratação da pele e dos cabelos, devido às suas propriedades nutritivas;
  3. Efeito antienvelhecimento da pele, por ter alta concentração de antioxidantes;
  4. Contribuição para a perda de peso, pois vários estudos indicam que este óleo poderá aumentar o gasto energético e a oxidação das gorduras;
  5. Aumento da saciedade, auxiliando, assim, o emagrecimento, já que a vontade de comer é reduzida.

Alguns estudos que estão sendo finalizados indicam ainda que o óleo de coco também colabora para uma melhor saúde do intestino e para equilibrar os níveis de colesterol. 

Como usar o óleo de coco

Como dissemos, o óleo oferece muitos benefícios e pode ser usado de várias formas. Ele pode contribuir para a perda de peso pois contém triglicerídeos de cadeia média, que são absorvidos no intestino.

Os triglicerídeos passam  diretamente para o fígado, onde são usados como forma de energia por órgãos como o cérebro e coração, não sendo,portanto,  armazenados no tecido adiposo sob a forma de gordura.

Porém, é preciso ter cautela ao usá-lo. Mesmo sendo um grande auxiliar na perda de peso, ele contém alto valor calórico. 

Para cozinhar, você pode substituir óleo, manteiga e azeite normalmente pelo óleo de coco na hora de refogar, grelhar e até mesmo para fazer bolos e tortas. Mas, atenção. A recomendação diária máxima é de duas colheres de sopa. 

A hidratação do cabelo com óleo de coco também tem mostrado um resultado incrível. 

 Máscara de babosa e mel com óleo de coco, de banana e abacate com óleo de coco ou mesmo a simples mistura de óleo de coco com azeite, são receitas caseiras ideais para hidratar e nutrir os cabelos secos, sem vida e quebradiços.

Elas devem ser aplicadas sobre o cabelo acabado de lavar e seco com uma toalha, deixando atuar entre 20 a 25 minutos, sendo depois recomendado lavar novamente o cabelo com shampoo para remover bem todos os resíduos. Além disso, para potenciar o efeito das máscaras pode-se optar por usar uma touca térmica ou uma toalha molhada aquecida, pois vão ajudar a aumentar o seu efeito hidratante.

A pele também fica ótima com o óleo de coco como hidratante. Devido às suas propriedades nutritivas e antioxidantes, ele é um ótimo aliado da pele e pode ser aplicado no rosto, com o auxílio de um algodão, passando uma maior quantidade na região dos olhos e deixando agir durante toda a noite.

Também pode ser usado como protetor labial, principalmente quando se apresenta no estado sólido e como medida de prevenção do aparecimento das estrias, já que contribui para que a pele se mantenha mais elástica.

Além disso, esse óleo também pode ser usado como removedor de maquiagem, removendo inclusive a máscara à prova de água. 

Ainda existem muitos estudos em andamento sobre outros benefícios e uso do óleo de coco, porém, podemos dizer que seu uso no dia a dia é muito vantajoso e muito saudável. Que tal inserir esse ingrediente incrível na sua rotina? Depois nos conte sobre os resultados. 

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert