Quando a pergunta é por que fazer academia, logo a maioria das pessoas relaciona a resposta ao emagrecimento, ganho de massa magra, enrijecimento do corpo, entre outros objetivos estéticos. No entanto, os principais benefícios de se exercitar não estão ligados diretamente a um físico bonito, mas sim à saúde do praticante!

Para você entender melhor, a seguir, explicaremos quais são eles. Continue a leitura para conferir!

Fortalece os ossos 

Engana-se quem pensa que o levantamento de pesos trabalha apenas a estrutura dos músculos. Na verdade, a musculação também ajuda no fortalecimento dos ossos. Isso porque, ao fazer uma série, os músculos “puxam” os ossos da parte do corpo que está sendo trabalhada e, estes, reagem criando novas células. Com isso, os ossos tendem a ficar mais densos e, consequentemente, mais fortes. 

Além disso, os músculos são como uma espécie de colete para o nosso esqueleto. Então, quando a musculatura está mais forte e tonificada, as chances de fratura diminuem consideravelmente. 

Melhora a flexibilidade 

Alguns exercícios realizados na academia, como a musculação, auxiliam também na melhora da flexibilidade. Uma série completa, que alcança toda a amplitude de um movimento, por exemplo, pode ser tão eficiente quanto os alongamentos estáticos. 

Não é só a musculação que ajuda, viu? As aulas em grupo na academia — como a dança — são também ótimas alternativas para quem quer alongar o corpo e se tornar mais flexível. 

Acelera o metabolismo 

Falamos a pouco que um dos grandes motivos das pessoas procurarem uma academia é para fins estéticos, especialmente para emagrecer. Porém perder peso, muitas vezes, é também uma questão de saúde, já que a obesidade pode trazer uma série de complicações.

Desse modo, o aumento do metabolismo causado pela prática de atividades físicas realizadas na academia também é um dos benefícios, pois ajuda o organismo a trabalhar de forma mais eficiente, fazendo com que o corpo continue gastando energia — e calorias — mesmo quando se está parado. 

Alivia o estresse 

Ao praticar exercícios físicos, alguns “hormônios do prazer“, como a serotonina, são liberados, fazendo com que o praticamente se sinta mais feliz e com a autoestima elevada.

Isso sem contar que a atividade física também reduz os níveis de cortisol no corpo — responsável pela elevação das taxas de estresse —, diminuindo a ansiedade e desgaste, que são tão comuns no dia a dia.

Melhora a saúde cardiovascular 

Os exercícios mais intensos, como uma corrida na esteira ou aula de spinning, deixam o coração mais ativo, controlando a pressão sanguínea e combatendo até mesmo o colesterol. A musculação também ajuda nesse sentido: exercícios de resistência, com uma intensidade moderada, podem trazer os mesmos benefícios. 

Viu só por que fazer academia é tão importante para a sua saúde? Além disso, é um local que conta com profissionais, estrutura apropriada para fazer as atividades físicas e ambiente motivador!

Gostou do nosso post? Então não deixe de compartilhar nas redes sociais para que seus amigos também possam conferir os benefícios de uma academia para a saúde. Até a próxima!

 

Powered by Rock Convert