Com certeza você já ouviu falar bastante sobre o colágeno, principalmente se já passou dos 25 anos, não é mesmo? Quando o assunto é firmeza da pele, saúde de unhas e cabelos ele é sempre o “ator principal”. O que muita gente não sabe é que essa substância também é muito importante para firmeza e sustentação dos músculos, dos ossos, das articulações e dos tendões.

Você que já está em busca da reposição do colágeno, sabe que a alimentação é uma grande aliada nesse processo? Separamos algumas dicas e informações valiosas sobre essa proteína indispensável em nosso corpo. Confira e fique por dentro. 

Importância do colágeno para o corpo

O colágeno é uma proteína indispensável em nosso corpo. Ele é constituído por arginina, glicina, hidroxiprolina e prolina, sendo responsável por dar sustentação às células. Sua deficiência acarreta problemas como má formação óssea, rigidez muscular, problemas com o crescimento, inflamação nas juntas musculares, fragilidade capilar, rugas precoces, flacidez, unhas fracas e quebradiças etc.

A alimentação é uma das principais fontes dessa proteína para o corpo. Por isso, como sempre falamos por aqui, manter uma alimentação equilibrada é importante para vários fatores, como saúde e também estética. 

Alimentos com colágeno

Com uma dieta baseada em proteínas de boa qualidade e equilibrada com carboidratos e gorduras, certamente você vai obter todo substrato necessário para a produção de colágeno. Entretanto, a capacidade do corpo de produzir o próprio colágeno diminui e torna-se cada vez mais difícil sintetizá-lo de forma satisfatória. Por isso que muitas pessoas recorrem a suplementação. 

Para te ajudar nessa alimentação, separamos alguns alimentos cheios de benefícios. Confira

  • Alho

O alho conta com enxofre, taurina e ácido lipoico. O enxofre colabora na formação do colágeno e os outros são reconstrutores das fibras já danificadas. 

  • Amêndoas, castanhas e nozes

As três são ricas em vitamina E, ácido graxo e poli-insaturados. A vitamina e é fundamental para a produção de colágeno e os outros dois ajudam a manter a vitalidade da pele.

  • Frutas e legumes vermelhos

Frutas e legumes como maçã, morango, cereja, tomate, beterraba, pimentão contém licopeno e vitamina C, substâncias que, além de serem antioxidantes, ajudam na produção de colágeno.

  • Água

Acredite, ela também colabora para a produção de colágeno. Beba pelo menos dois litros por dia. A água hidrata e ajuda a melhorar a elasticidade da pele, o que facilita a eliminação de rugas e linhas finas. A água também elimina toxinas que podem prejudicar sua produção.

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