O período menstrual chega sempre com uma série de desconfortos físicos que podem atrapalhar o dia a dia da mulher. A cólica é a dor que mais costuma atrapalhar a rotina. Ela pode ser quase incapacitante em alguns casos, mas é possível reverter essa situação.

Os exercícios físicos também são grandes aliados para diminuir as dores das cólicas. Ao invés de deixar de treinar quando estiver em seu período menstrual, aposte em alguns treinos específicos para te ajudar. Vamos compartilhar várias dicas valiosas com vocês hoje. Confira.

Causas da cólica

A cólica acontece como consequência das contrações realizadas pelo útero com o intuito de eliminar o sangue. Sendo assim, quanto mais intenso for o fluxo da mulher, mais forte são as cólicas. Os remédios para essas dores costumam ser muito consumidos no Brasil, porém, é muito mais saudável melhorar suas dores com treinos do que com o consumo frequente de medicamentos.

Como os exercícios ajudam a melhorar a cólica

O primeiro pensamento que vem a mente quando a cólica aparece é ficar deitada e quietinha em casa, não é mesmo? Porém, a prática de exercícios ajuda a liberar endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer. Quando você começa a treinar, o bem-estar começa a entrar em cena, fazendo com o que as dores diminuam e você se sinta mais confortável e feliz.

Portanto, qualquer exercício é indicado para diminuição das dores de cólica, menos aqueles que exigem esforços extremos como crosffit e outros treinos de alta intensidade.

Para ajudar a aliviar as dores em casa, separamos um exercício simples e muito eficaz:
Deitada em um colchonete no chão e de costas, apóie os pés no chão e posicione as mãos estendidas ao longo do corpo.
Eleve o quadril e abaixe novamente, sem encostar as costas no chão. Faça 3 séries deste exercício com 10 repetições.
Esse treino leve e fácil contribui para o alongamento da pélvis, melhorando a circulação e a cólica.

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