Provavelmente você já deve saber que a transpiração corporal durante a prática de atividades físicas é supercomum. No entanto, por mais que ela seja essencial para manter a temperatura e o equilíbrio do corpo, em excesso ela pode afetar o desenvolvimento dos exercícios e ainda causar problemas como a hiperidrose e sudorese.

Por isso, é importante saber como diminuir o suor e assegurar o rendimento das atividades físicas.

Pensando nisso, abordamos neste artigo dicas incríveis para ajudar você nessa tarefa. É válido mencionar que se sentir confortável durante a prática dos exercícios é fundamental para garantir a sua eficácia. Se você tem interesse e quer aproveitar as nossas sugestões, continue a leitura!

Tome bastante líquido

Para manter o corpo hidratado e assegurar a reposição da água corporal perdida ao longo da prática das atividades, recomenda-se consumir líquidos antes, durante e depois dos exercícios.

Água, sucos, água de coco, isotônicos e infusões são os exemplos mais comuns, mas também é possível consumir alimentos aquosos que ainda oferecem vitaminas e minerais para o corpo, como caldos e frutas (como a melancia, o melão e a laranja).

É importante mencionar que o indicado é consumir cerca de 200 ml de água a cada 15 minutos de atividades físicas, já que o excesso pode causar desconforto gástrico.

Todavia, também é importante seguir a necessidade do corpo humano e consumir quantidades de líquido suficientes para acabar com a sua sede e evitar a desidratação.

Utilize roupas adequadas

Buscar por peças de roupas confortáveis e adequadas para realizar as atividades é outro ponto que ajuda a diminuir o suor.

O mais recomendado é optar por vestimentas claras e leves. Em lojas especializadas, existem tecidos próprios para a prática dos exercícios, como poliamida.

Eles garantem o conforto durante a realização e permitem a fluidez das atividades. Entre tantas peças disponíveis no mercado, é possível encontrar shortsmacacões, calças,  leggingsbodys e blusas (como cropped, camiseta e blusa de manga longa).

Evite praticar atividades intensivas durante o calor

Nos dias em que a temperatura do ambiente está acima de 30ºC, o ideal é evitar a prática excessiva de atividades físicas, já que o ambiente transfere mais calor para o corpo.

Com isso, o organismo tem que aumentar a produção de sudorese para equilibrar o quadro de temperaturas, aumentando a possibilidade de ocorrer mal-estar e desidratação.

Também recomenda-se evitar a realização dos exercícios nos dias em que a umidade relativa do ar está alta. Nesse período, a evaporação do suor corporal ocorre com mais dificuldade.

Permita a evaporação do suor

O suor é uma ferramenta produzida pelas glândulas sudoríparas para equilibrar a temperatura do corpo com o meio externo. A quantidade está associada ao metabolismo e à herança genética, por exemplo, variando de pessoa para pessoa.

Por esse motivo, é importante respeitar a própria resposta do seu corpo e evitar práticas que impeçam completamente a transpiração.

Jogar água no corpo para amenizá-la, por exemplo, torna a evaporação do suor ainda mais difícil, já que cria uma camada a mais entre o corpo e a atmosfera. Já a utilização de uma toalha para enxugar o líquido impede que suor evapore e que a temperatura corporal abaixe e fique regularizada.

O ideal para diminuir o suor é manter-se sempre hidratado e consumir alimentos nutritivos. Também é importante se sentir confortável durante a prática com roupas adequadas e em locais apropriados.

Agora que você viu como diminuir o suor para assegurar o conforto durante as atividades físicas, aproveite as informações e assegure a eficácia do seu treino. Lembre-se de que isso permite que você se sinta mais bonito e saudável.

Aproveite a visita ao nosso blog e leia também nosso artigo sobre a importância de roupas confortáveis para quem faz exercícios. Boa leitura!

 

 

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