Como manter o peso sem abrir mão das suas comidas prediletas? Essa pergunta certamente tira o sono de muitas mulheres. A eterna luta entre dietas radicais e dias de lixo que duram mais do 24 horas precisa acabar e, sim, isso é possível.

Dietas restritivas são a origem do efeito sanfona, pois, na verdade, o verdadeiro desafio começa após a redução dos números na balança. A única solução definitiva é a união entre prática de exercícios físicos e alimentação saudável

É preciso entender que comer de forma saudável não precisa ser um sofrimento. Você pode manter um cardápio nutritivo e saboroso, sem excluir as suas receitas favoritas. Para isso, veja as dicas a seguir. 

Quantidade correta

Em média, uma pessoa adulta faz seis refeições por dia. Ou seja, são 42 oportunidades por semana para cuidar melhor do corpo. Você pode incluir uma ou duas comidas favoritas e, assim, não precisa passar vontade.

Dessa forma, você equilibra as refeições que faz pensando na sua saúde sem deixar os alimentos mais prazerosos de fora. Lembre-se que nenhum exagero é bom para a saúde, e permita-se comer seus pratos prediletos sem culpa, apenas observando a quantidade. 

Ingredientes saudáveis

Para complementar a dica anterior, vale preparar as mesmas receitas com outros ingredientes. Como manter o peso é uma preocupação com a saúde que tem crescido, vai ser mais fácil encontrar versões saudáveis dos seus pratos favoritos. Dessa forma, você não precisa controlar tanto a quantidade e pode aproveitar mais.

Preparo certo

Além dos ingredientes utilizados, a forma de preparo das refeições também contribui para o valor calórico. Vale a pena trocar frituras por assados, fast foods por versões caseiras e industrializados pro produtos frescos. 

Motivação adequada

É importante lembrar que a alimentação tem como objetivo nutrir o organismo e proporcionar seu bom funcionamento. Com isso em mente, fica fácil perceber que doces, frituras e industrializados não são as melhores opções para a saúde.

Muitas pessoas associam comida com felicidade e se entregam ao prazer momentâneo do paladar sem pensar nas consequências. Quando o fator estético é o único foco, é mais fácil cair em tentação. Por isso, tenha como motivação também a melhora da sua saúde, e você verá que a sua força de vontade será maior.

Horário regular

Procure manter uma rotina regular sempre e planeje previamente os alimentos de cada dia. Quando você deixa para procurar comida quando já está com muita fome, fica mais difícil manter o foco. É nesse momento que um pacote de alimentos industrializado parece uma alternativa melhor ao preparo de uma refeição saudável. 

Com esses truques, você foge das dietas restritivas e mantém a sua alimentação variada e prazerosa. Para completar, acrescente a prática de exercícios físicos pelo menos três vezes por semana, dois litros de água por dia e oito horas de sono.

Seguindo esses passos, em pouco tempo você verá como manter o peso pode ser mais simples quando há planejamento e determinação. Já tentou ou quer seguir alguma dessas dicas? Compartilhe nos comentários a sua experiência.

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