Muitas pessoas são adeptas dos exercícios físicos, focando principalmente na estética. Mas além de deixar o corpo mais bonito, a prática frequente de atividades físicas é essencial para a manutenção da saúde e para o equilíbrio do corpo e da mente. 

Quer entender melhor sobre os seus benefícios para incentivá-la ainda mais a se exercitar? Então, continue a leitura!

Combate a obesidade

De acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada pelo Ministério da Saúde, 18,9% dos brasileiros estão obesos e mais da metade da população (54%) está com sobrepeso.

Uma forma de combater a obesidade — além da alimentação saudável — é a prática regular de exercícios físicos. Isso porque eles auxiliam na queima de calorias e ajudam a aumentar o metabolismo, atuando diretamente na perda de peso. 

As melhores atividades físicas para quem deseja emagrecer são os aeróbicos, que podem ser feitos em uma academia, na rua ou mesmo em casa. Dentre as diversas opções estão a corrida, bike, caminhada, dança etc. 

Evitam dores nas costas 

Os exercícios físicos também melhoram a força muscular, ajudando a manter uma boa postura, além de reduzir os níveis de gordura e, consequentemente, a dor nas costas e outros problemas relacionados. 

Para isso, é melhor optar por atividades de resistência mais leves, que não provoquem estresse na parte inferior das costas. Alguns exercícios específicos de musculação também podem ser muito benéficos para a dor lombar. 

Ajudam na qualidade do sono 

A qualidade do sono tende a melhorar para quem pratica atividade física. Isso ocorre porque a recuperação dos processos cerebrais é estimulada por meio da perda de energia que acontece enquanto você se exercita. 

Além disso, os exercícios físicos também ajudam a liberar a endorfina — neurotransmissor que dá a sensação de bem-estar —, contribuindo para uma boa noite de sono. Para quem tem problemas com ronco e apneia, eles também são fundamentais, já que são benéficos para o sistema respiratório. 

Melhoram o humor 

Sabe a endorfina que acabamos de mencionar? Junto a outros neurotransmissores, como a serotonina — liberada também durante a prática de atividade física — diminuem o estresse, ansiedade e melhoram o humor. 

Isso sem contar que os exercícios ao ar livre ou academia são mais uma oportunidade de interação social e a possibilidade de fazer novos amigos, sendo também um fator muito importante para o bem-estar!

Previnem AVC

Na verdade, os exercícios físicos previnem uma série de doenças, mas a principal delas é o temido acidente vascular cerebral, mais conhecido como AVC. A movimentação das atividades físicas estimula a produção de células importantes, que compõem o revestimento interno dos vasos sanguíneos, fazendo com que fiquem mais resistentes.

Os exercícios físicos são ótimos aliados para deixar o corpo mais bonito e manter a boa forma. Entretanto, eles também são imprescindíveis para a manutenção da saúde, prevenção de doenças e melhora da qualidade de vida.

Então, tire um tempinho para se dedicar às atividades físicas: 30 minutos diários, durante 3 vezes na semana, já são o suficiente!

E você tem dúvidas sobre como manter o peso? Leia mais em nosso blog e até a próxima!

 

Powered by Rock Convert