Você sabia que os chamados hormônios da felicidade são responsáveis pelas nossas sensações de bem-estar e prazer? Eles são muito importantes para garantir uma maior qualidade de vida para nosso corpo e nossa mente durante o dia a dia. Mas, para que causem o efeito necessário, esses hormônios precisam ser estimulados por nós. 

Vamos falar sobre quais são esses hormônios e te dar dicas imperdíveis sobre como ativá-los e aproveitar ao máximo a alegria que a dopamina, a ocitocina, a serotonina e a endorfina causam no corpo. Confira. 

Quais são os hormônios e como trabalham?

Como citamos acima, os 4 hormônios responsáveis pelos momentos de alegrias em nossa vida são a dopamina, a ocitocina, a serotonina e a endorfina e cada um age de uma maneira diferente em nosso corpo. Vamos explicar cada um deles. 

A Dopamina está intimamente ligada à sensação de prazer. Ela tem grande importância no nosso bem-estar e é essencial nos processos motivacionais do nosso corpo. É ela que nos faz levantar do sofá para buscar um copo d’água, por exemplo. 

A ocitocina está relacionada com a confiança e com a criação de laços entre pessoas. Quando estamos entre amigos ou em algum relacionamento, ela tende a ser produzida e liberada em maior quantidade em nosso corpo. 

Você já deve ter escutado falar da serotonina algumas vezes, não é mesmo? Ela é de grande importância para nosso corpo, pois é a substância que mais atua na sensação de prazer e bem-estar e sua ausência pode causar depressão e problemas de humor. Esse hormônio tem uma importância significativa para nossa saúde mental. 

A endorfina também é muito falada. Esse hormônio é responsável por “criar”  um analgésico natural que nosso próprio corpo produz para amenizar a dor e o estresse do cotidiano. 

Como ativar os hormônios da felicidade

É importante frisar que esses hormônios são ativados normalmente em nosso corpo. Não existe uma fórmula mágica ou remédio. Eles já estão aqui. Precisam apenas serem ativados. E uma das melhores formas de ativar todos eles é com exercícios físicos. 

Com certeza você já observou que depois de praticar algum exercício físico você se sente mais feliz e mais bem disposta, não é verdade? São os queridinhos hormônios da felicidade sendo liberados em seu corpo. 

Porém, não é somente o exercício físico que consegue colaborar para essa sensação de bem-estar, é preciso equilibrar o treino com outros hábitos saudáveis. Respeitar seus horários de sono, se alimentar bem e de forma saudável e beber bastante água são alguns dos hábitos que colaboram para a produção e liberação de hormônios em nosso corpo. 

Nós sempre falamos por aqui sobre como viver uma vida o mais equilibrada possível faz toda a diferença para nossa qualidade de vida, nossa saúde e nossa disposição e sempre iremos repetir isso. 

Praticar exercícios e comer bem é a base para viver uma vida mais saudável e feliz, sempre produzindo e liberando os hormônios da felicidade em nosso corpo.

Gostou das nossas dicas? Para receber mais conteúdo e promoções em primeira mão, aproveite para se cadastrar em nosso newsletter e ficar por dentro de tudo que acontece aqui na Fit Urban.


Powered by Rock Convert