O desafio de manter uma rotina de treino é seguido pela tarefa de manter os cuidados com a alimentação. Por isso, alimentar-se corretamente antes e depois da academia precisa virar hábito para que você tire o melhor proveito da atividade física.

Se mesmo fazendo academia você não tem visto resultados significativos, pode ser que não esteja se alimentando corretamente. Talvez o tipo de carboidrato que você esteja ingerindo no pré-exercício não seja o mais adequado para garantir uma boa fonte energética. E se estiver exagerando em carboidratos simples, pode ter uma hipoglicemia durante o treino.

Para evitar esses problemas, confira algumas dicas que podem ajudá-lo a melhorar sua alimentação e aproveitar melhor os treinos. Vamos lá?

Cuidados com a alimentação antes do treino

Uma refeição balanceada antes da atividade física é fundamental. Não coloque sua saúde em risco praticando esportes com o estômago vazio. Isso pode resultar em uma queda brusca da glicose (hipoglicemia). Por isso, recomenda-se que a refeição do pré-treino seja feita pelo menos uma hora antes do início das atividades.

Você deve ingerir alimentos que forneçam os nutrientes necessários para realizar seu treino. Opte por carboidratos complexos (como pão integral) e alimentos ricos em proteína (uma fatia de queijo magro, por exemplo). Você pode variar o cardápio consumindo vitaminas de frutas ou iogurte desnatado com uma porção de aveia, linhaça ou quinoa.

A decomposição do pão integral no organismo se transforma em energia. Seu consumo é indicado para quem quer adquirir massa magra. Ele é um alimento fibroso que controla a absorção de glicose, dando maior sensação de saciedade. Assim, queimar as gordurinhas localizadas fica mais possível com a ingestão de carboidratos integrais.

Caso não tenha tempo de lanchar no horário ideal, prefira frutas leves e de rápida digestão aliadas a carboidratos simples, como mel ou torradas, que são fontes de energia. O mel tem ação antimicrobiana e ainda ajuda a prevenir doenças. Um doce remédio.

Os cuidados com a alimentação antes dos treinos são ainda muito importantes para que você não perca massa muscular. E não se esqueça também da hidratação, fundamental para repor água e sais minerais perdidos com o suor.

Cuidados com a alimentação após o treino

Depois dos treinos você deve focar na recuperação muscular. E a proteína será um importante aliado. Mas não se esqueça de outros nutrientes que também se fazem necessários, como o carboidrato.

Os alimentos ricos em ômega 3 (peixes e sementes de chia e linhaça, por exemplo) e oleaginosas (castanhas e amêndoas) também são recomendados. E, novamente, não deixe de tomar muito líquido para repor a água do corpo perdida com a transpiração.

Um lanche adequado no pós-treino é composto por pão integral, ovo (ou queijo branco) e um suco de frutas natural sem açúcar ou adoçante. Você pode optar por um recheio com atum para variar. Um sanduíche mais completo com cenoura, beterraba, tomate e manjericão com uma proteína (frango desfiado ou filé) também é uma ótima opção.

As vitaminas desses alimentos renovam rapidamente os sais minerais perdidos pelo excesso de esforço. Verduras frescas também são ótimas para aqueles que têm problemas no intestino.

Essas indicações são baseadas em alimentos que ajudam a repor a energia perdida, além de acelerar o processo de recuperação dos tecidos. O ômega 3, por exemplo, é um antioxidante natural que traz benefícios anti-inflamatórios consideráveis.

Agora você já conhece os cuidados com a alimentação para obter resultados melhores em seu treino de academia. É importante não deixar de lado o acompanhamento de um profissional qualificado que possa verificar se a sua dieta está adequada para seu estilo de vida e necessidades básicas de alimentação.

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