Ah, o verão! Tempos de praia, férias e calor. Apesar de ser uma das épocas mais animadas no ano, as altas temperaturas podem ser bastante prejudiciais para a nossa saúde, levando à desidratação, queimaduras de sol e até mesmo doenças graves, como o câncer de pele. 

Mas não precisa se desesperar! Sabendo os cuidados com a pele no verão que você deve ter, é possível aproveitar a estação mais quente do ano sem maiores problemas. Quer saber quais são eles? Então confira nossas 4 dicas!

1. Mantenha a pele limpa e hidratada 

Nessa época, é natural que o suor seja mais constante e você sinta que a sua pele está sempre precisando de uma limpeza. Porém, isso não quer dizer que ela deve ser feita o tempo todo. O ideal é tomar, no máximo, dois banhos por dia e usar um sabonete antisséptico para eliminar as bactérias — principalmente do rosto, que tende a ficar mais oleoso. 

A hidratação também não pode ser esquecida. Lembre-se sempre de passar um creme hidratante de acordo com o seu tipo de pele, especialmente em áreas como joelhos, cotovelos e pés, que costumam ser mais secas.

2. Beba bastante líquido 

A desidratação é um problema muito recorrente no verão, podendo deixar a boca seca e até provocar intensas dores de cabeça. Para evitar isso, é importante consumir muito líquido.

Para quem não consegue beber grandes quantidades de água, é possível fazer substituições com chás gelados ou suco de frutas. Contudo, não há como escapar: a maior parte deve ser do líquido puro.

Uma boa dica é pingar algumas gotas de limão para deixar a água saborizada e mais gostosa para o consumo. Além disso, é interessante sempre deixar uma garrafinha por perto!

3. Use protetor solar 

Se a recomendação é usar o protetor solar até em dias nublados, imagine só quando estamos no verão? 

Nesse período, é essencial investir em produtos com um bom fator de proteção, devendo ser aplicado diariamente, cerca de 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol. Além disso, ele deve ser reaplicado a cada 3 horas se você estiver na praia ou piscina. 

É igualmente importante utilizar um protetor que atenda às suas necessidades. Quem tem a pele oleosa, por exemplo, deve preferir as opções em gel para evitar o surgimento de acne.

4. Evite fazer tratamentos estéticos no verão 

Tratamentos estéticos para a pele, como laser e produtos químicos, devem ser evitados nesse momento. No verão, eles podem acabar por danificar a derme com manchas que, muitas vezes, são difíceis de remover. 

Portanto, priorize esses tratamentos no outono ou inverno. Se não for possível, não pegue sol nos primeiros dias e abuse do protetor solar.

O verão é uma das estações mais esperadas do ano! Porém, a exposição do sol pode ser uma grande vilã, acarretando sérios problemas e doenças. Por esse motivo, é fundamental dispor de alguns cuidados, como manter-se sempre hidratado e jamais se esquecer do protetor solar. 

Gostou das nossas dicas de cuidados com a pele no verão? Então siga nossas redes sociais para receber mais conteúdos sobre saúde e beleza. Estamos no Facebook e Instagram!

 

Powered by Rock Convert