Os cuidados com a saúde devem ser diários, mas com as temperaturas mais baixas que o inverno já trouxe,é preciso redobrar a atenção para manter sua imunidade em dia e garantir mais disposição para qualquer rotina do dia a dia. Sabemos que o frio dá uma preguicinha a mais para executar várias tarefas mas, estamos aqui para te motivar!

Separamos algumas dicas de cuidados no inverno que vão te ajudar a passar a temporada mais fria do ano com mais saúde. São dicas importantes, principalmente para quem já costuma observar mudanças no corpo nesta época. Leia até o final e cuide-se! 

Por que redobrar os cuidados no inverno?

A pele é uma das grandes sofredoras do inverno. Como transpiramos menos e tomamos banho com água muito mais quente, a chance é enorme que ela fique bastante ressecada. Cuidar da sua pele é também cuidar da sua saúde. Aposte em óleos e hidratantes indicados para o seu tipo de pele.

Quem já sofre com doenças respiratórias como rinite, sinusite, bronquite e asma têm maiores chances de ter algumas crises durante o período de frio. Mantenha sempre bem agasalhada e evite locais muito fechados e empoeirados.

Os cardíacos também devem ficar atentos durante o inverno: o número de infartos cresce cerca de 30% e os de AVC, 20% nessa época do ano. Isso acontece porque nosso coração tende a fazer um esforço maior para manter a temperatura do corpo, protegendo o funcionamento dos órgãos vitais.

Cuidados com a saúde no inverno

Assim como em qualquer outra estação do ano, alguns cuidados básicos servem para todos os dias. Beber bastante água e usar protetor solar são alguns desses que nunca devem ser esquecidos. O protetor solar pode ser aplicado com menos frequência, por suarmos menos durante a estação, mas não pode ser deixado de lado. 

Atenção com sua alimentação! Muitas pessoas abusam dos alimentos gordurosos e pesados durante essa época do ano. Sabemos que a vontade de comer aumenta, mas é preciso reforçar o sistema de defesa do corpo ainda mais nessa época. Claro que um bom chocolatinho, caldos e outras guloseimas estão liberadas, mas sempre com moderação. 

Renovar o ar da sua casa ou do seu trabalho é fundamental. Ainda mais neste período em que ainda estamos convivendo com a Covid 19. O ideal é circular bastante o ar em todos os ambientes e aproveitar cada minuto de sol. A concentração de poeira ajuda na proliferação de ácaros e bactérias, que desencadeiam ou piorara problemas de saúde.

Sabe aquele papo de vó de “se agasalha! Leva mais uma blusa.” ? Ela, como sempre, tem toda a razão! Variações bruscas na temperatura podem promover ou piorar dores de cabeça e baixas na imunidade, abrindo as portas para a instalação de gripes, resfriados e afins. Fora isso,ninguém gosta de passar frio, não é mesmo?

Cuide também dos seus lábios. O ressecamento pode causar feridas e rachaduras que são muito incômodas. Principalmente no momento em que ainda precisamos sair de máscara por aí. Para se prevenir, o ideal é usar hidratantes específicos, sendo o mais comum a manteiga de cacau. Aquela opção clássica e baratinha que é perfeita, já que não estamos mostrando muito nossos lábios por aí por conta das máscaras.

Gostou das nossas dicas? Qual outro cuidado você acha essencial durante o inverno? Conta pra gente! Aproveite para acessar nosso site e conferir a nova coleção Self Love, que conta com vários looks perfeitos para te manter aquecida e confortável. Clica aqui