Você já pensou em como fazer dieta fitness de forma eficiente e muito prática? Apesar de parecer uma missão impossível, especialmente para pessoas que não têm uma alimentação balanceada, essa é uma tarefa simples que requer muito foco e determinação.

Por isso, vamos desenvolver mais sobre o assunto e mostrar dicas incríveis para que você aprenda a fazer uma dieta fitness, com informações que incluem os alimentos recomendados nesse tipo de dieta e os alimentos que devem ser evitados. Se você tem interesse no assunto, continue a leitura e saiba mais!

Afinal, o que é uma dieta fitness?

Ao contrário de uma alimentação funcional, que resumidamente inclui alimentos que previnem diversos tipos de doenças e que fazem bem para a saúde, a dieta fitness é composta por alimentos nutritivos que ajudam a desenvolver e a recuperar os músculos de pessoas que vão na academia ou que praticam outros tipos de atividades físicas.

Portanto, uma dieta fitness tem como foco principal manter uma alimentação equilibrada e ideal para quem busca ganhar massa magra, sempre com o auxílio dos exercícios físicos. Com isso, o resultado dos processos vai ser muito mais rápido e efetivo, ajudando a pessoa a manter a saúde, a qualidade de vida e a autoestima.

Como fazer uma dieta fitness?

A reeducação alimentar deve acontecer aos poucos, sempre com a supervisão de um nutricionista. Inicialmente, é importante procurar um profissional de confiança, realizar os exames necessários para a avaliação da saúde e ter uma conversa franca para que uma dieta seja feita especialmente para você.

Com a dieta em mãos, você deve começar a segui-la, mas sem se preocupar tanto em seguir fielmente os horários, as porções e os alimentos recomendados. Lembre-se que você estará passando por um processo de adaptação e isso não acontece de uma hora para a outra, até mesmo porque a tensão e a neura podem prejudicar a sua qualidade de vida e atrapalhar todo o processo.

Se você sentir vontade de comer doces ao longo do dia, por exemplo, mate essa vontade comendo frutas frescas, frutas secas ou até mesmo algum doce fitness. Se você ficar com vontade de comer salgadinhos, aposte em pipoca de panela, castanhas e até snacks e biscoitinhos integrais.

O importante é se sentir confortável para seguir em frente até que você se adapte e siga precisamente cada passo orientado pelo nutricionista.

Quais são alimentos de uma dieta fitness?

A dieta de uma pessoa vai ser feita especificamente para ela. Portanto, vai ser baseada em seu foco, em seu condicionamento físico, em suas restrições alimentares e até mesmo em seu gosto pessoal.

No entanto, de uma forma geral, existem alimentos que, na maioria das situações, são recomendados por serem ricos em nutrientes e com baixo teor de gordura.

Chás anti-inflamatórios, ervas e condimentos em geral (como açafrão, gengibre, salsinha, cebolinha, curry, cebola e alho macerado), peixes ricos em ômega 3 (como sardinha, atum e salmão), oleaginosas, peito de frango, ovos, alimentos integrais, folhas, carboidratos completos (como arroz integral, batata doce e aveia) e grãos germinados são alguns exemplos.

Frutas cítricas e frutas vermelhas (como morango, amora, melancia, uva, cereja, laranja, abacaxi, acerola, mirtilo e romã), coco, leguminosas (como feijão, grão de bico, ervilha, lentilha e soja) e vegetais em geral (como brócolis, beterraba, abobrinha, berinjela, repolho e couve) também entram nessa lista, mas é essencial mencionar que o consumo deve ser cauteloso e sem exageros.

Quais alimentos não devem ser consumidos?

Assim como existem os alimentos super benéficos para a saúde, existem os alimentos altamente prejudiciais, que não são incluídos em nenhuma dieta saudável.

Entre os principais é possível citar alimentos industrializados e alimentos ricos em açúcar, sal e gordura, como salgadinhos, refrigerantes, bolachas recheadas, temperos prontos, alimentos processados, frituras, comida congelada de grandes marcas, pirulitos, balas e chicletes.

Viu como fazer dieta fitness com segurança e de forma eficiente não é tão complicado? Não se esqueça de que essa é uma maneira de garantir saúde, bem-estar e qualidade de vida!

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