Com certeza você já sentiu aquela dorzinha bem difícil de lidar depois do treino, não é mesmo? A dor muscular pós treino pode afetar todas as pessoas, tanto as que estão começando a treinar agora, quanto as que sempre treinaram, mas ficaram um tempinho paradas e estão retornando às atividades. 

Muitas pessoas ficam assustadas com essa reação do corpo às atividades físicas, mas estamos aqui hoje para tirar suas dúvidas e explicar o motivo delas acontecerem e o que pode ser feito para amenizá-las. E lembre-se: a dor muscular pós treino não é desculpa para não ir treinar, hein? Vem conferir nossas dicas. 

Por que sentimos a dor muscular pós treino? 

Antes de mais nada, garantimos que essa dor é normal e não é sinal de algo está errado. A mialgia, termo médico para essa dorzinha, pode surgir durante ou logo após a execução do exercício, ou pode aparecer a dor muscular pós-treino, que surge geralmente 24 horas depois do exercício.

O acúmulo de ácido lático nos músculos geralmente acontece logo após os exercícios e é um dos causadores das dores. A dor que demora alguns dias para acontecer pode estar associada a microlesões nos músculos. Com o movimento durante o exercício, as membranas dos tecidos dos músculos se rompem, causando um processo inflamatório.

Com isso, a dor muscular pós-treino é apenas um alerta do organismo.

Mas, não se preocupe. Os próprios músculos criam mecanismos de recuperação para reparar estas microlesões. Dessa forma o corpo aumenta a resistência ao exercício e você fica cada vez melhor nos treinos. 

Como aliviar as dores musculares pós treino? 

Atenção! Nada de tomar remédios para dor com a intenção de curar os incômodos do treino! Para aliviar os sintomas, aposte no gelo nas áreas mais doloridas, tome um banho bem quente depois de utilizar o gelo (processo conhecido como hidroterapia, que auxilia no relaxamento dos músculos) e aposte em massagens para relaxar. 

A massagem é uma ótima opção, pois aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos e acelera a remoção de substâncias químicas inflamatórias, que produzem a dor.Primeiro deve-se massagear as regiões acima e abaixo da área dolorida e, em seguida, o músculo. Você também pode usar um dispositivo de automassagem ou aplicar pressão nos músculos doridos com uma bola de tênis.

Como prevenir as dores?

O melhor remédio para prevenir as dores do treino é treinar! Isso mesmo, malhar é o melhor remédio para as dores. Quem já treinou antes sabe que, com o tempo, o corpo começa a se habituar com os exercícios e as dores não são mais tão frequentes. 

Outra dica importantíssima é sempre se alongar e aquecer antes do treino. O alongamento pós treino também é indicado por alguns instrutores. Antes de praticar qualquer exercício, consulte profissionais capacitados que irão te direcionar da melhor maneira possível para que seu treino esteja de acordo com suas necessidades e desejos. 

Praticar exercícios é garantir mais saúde e bem estar para sua vida. Mantenha-se sempre em movimento de forma saudável e consciente.

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