Você já deve ter ouvido muitas vezes a frase: “gravidez não é doença”. E não é mesmo! No entanto, praticar exercícios na gravidez pode ser um desafio grande para muitas mamães. Seja por medo ou falta de informação, muitas mulheres acabam não treinando durante o período de gestação, o que também pode ser prejudicial para a saúde. 

Você que está à espera do seu bebê e não se sente confiante para treinar, separamos algumas dicas super importantes e válidas para esse período especial para garantir mais saúde para você e para seu bebê. Confira até o final! 

Exercícios na gravidez – benefícios para mamãe e bebê

Já se foi o tempo em que ver mães na academia era um tabu. Já sabemos que praticar exercícios oferece vários benefícios para a mãe e bebê, principalmente para quem já estava acostumado a treinar antes da gestação. 

O fortalecimento das musculaturas é um fator de extrema importância para as mamães. Além disso, os benefícios vão além da boa forma e do corpo: 

* Melhora do condicionamento muscular e cardiovascular
* Ajuda no controle de doenças como pré-eclâmpsia e diabetes gestacional;
* Diminui o estresse, a ansiedade e a depressão;
* Aumenta as chances de parto normal (diminuindo consequentemente as de cesariana) por fortalecer a região pélvica e aumentar a tolerância a dor;
*Acelera o retorno da mãe às atividades habituais e ao peso normal após o nascimento do bebê

Como deve ser o treino durante a gravidez

É muito importante reforçar que todo exercício deve ser liberado pelo médico. Sempre consulte seu médico sobre a possibilidade de praticar o treino que deseja e qual intensidade indicada. 

A recomendação é praticar pelo menos 150 minutos de exercícios leves por semana, divididos em três a cinco treinos.
Para as sedentárias, o início deve ser mais gradual, com sessões de 15 minutos, três vezes na semana, até a pessoa conseguir evoluir para 150 minutos semanais

Entre as atividades mais recomendadas para gestantes saudáveis estão: caminhada, hidroginástica, natação, dança, alongamento, pilates e ioga.
Exercícios de baixo impacto costumam ser os mais indicados, pois poupam a coluna e outras articulações de dores, além de promover relaxamento e diminuição do inchaço. 

Reforçando nossa dica, sempre converse com seu médico para saber qual a melhor prática de exercício para você e seu bebê. Não deixe de cuidar da sua alimentação e ingestão de água para garantir uma gestação saudável e feliz.

E para treinar com total conforto, conte sempre com nossos looks! Se você é mamãe e cliente Fit Urban, aproveite para nos marcar no Instagram e compartilhar conosco seu dia a dia de treinos. 

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