Já falamos várias vezes aqui no blog sobre a importância do alongamento. Ele é parte importante do seu dia a dia, principalmente nos horários de trabalho, tanto para quem passa muito tempo sentado ou em pé durante sua jornada.

Sentir dores nos ombros, próximo aos pulsos ou na coluna pode ser consequência de ficar longas horas em uma mesma posição. Trabalhar o dia todo sentado repetindo os mesmos movimentos várias vezes pode trazer uma série de problemas para a sua saúde.

Os cuidados com seu corpo podem ir além da academia e dos treinos e seguirem também para sua rotina de trabalho. Para te ajudar a garantir mais saúde para todos os dias, confira nossas dicas e comece a colocá-las em prática agora mesmo.


Importância do alongamento


O alongamento oferece uma série de benefícios para a saúde, entre eles podemos destacar alguns que fazem grande diferença em seu dia a dia como a diminuição de tensões, ativação da circulação sanguínea, melhorias de problemas posturais e, até mesmo, melhorias no funcionamento de órgãos vitais.
Ele também mantém os músculos maleáveis, facilita a mobilidade e faz com que a transição da inatividade para a atividade seja realizada sem sobrecarregar o corpo. É muito importante alongar-se antes e, principalmente, depois de exercícios físicos para proteger o corpo de lesões. Alongar-se enquanto os músculos estão aquecidos é o momento ideal para ampliar os movimentos. Realizar esforço físico e não se alongar depois pode levar ao enrijecimento dos músculos e causar distensões musculares.


Como fazer o alongamento durante o trabalho?

O ideal é que você consiga realizar uma série de exercícios simples antes de começar seu trabalho e em pequenas pausas durante o dia.

Inicie o alongamento pelo pescoço. A musculatura dessa região costuma ser uma das mais afetadas pelo estresse do dia a dia e da má postura, principalmente para quem passa muitas horas me frente ao computador. Para alongar o pescoço, sente-se e apoie bem as costas no encosto de sua cadeira. Com a coluna reta, gire o pescoço de um lado para o outro e depois para cima e para baixo.

Aproveite para alongar também os braços, ombros e pulsos. A má postura, principalmente para quem trabalha muito tempo sentado, pode agravar problemas nessas regiões. Sentada e com as costas restas, coloque um braço atrás da cabeça, com o cotovelo apontando para o alto e, com a outra mão, segure o cotovelo por alguns segundos. Depois, ainda sentanda, apoie as mãos sobre as pernas e vire os ombros para frente e para trás.

Por último, para alongar os pulsos, estique o braço, deixe a palma da mão virada para fora e os dedos para cima, puxando-os com a outra mão. Faça a mesma coisa com os dedos virados para baixo.

Alongue também seu tronco. Esse alongamento é importante para manter sua coluna saudável e para manter uma melhor postura no seu dia a dia. Sentada, coloque as mãos atrás da cabeça, e force o tronco para trás, fechando as escápulas e abrindo o peitoral. Depois, desencoste e fique no centro da cadeira, torça o tronco, colocando uma das mãos atrás do encosto e olhando para trás.

Suas pernas e seus pés também não podem ficar de fora do alongamento. Tanto para quem trabalha sentada, quanto para quem trabalha em pé, é muito importante alongar esses músculos.
Sentada, apoie o tornozelo na coxa e, com uma das mãos, pressione o joelho para baixo. Depois, sente-se no meio da cadeira, estique bem as pernas e apoie o calcanhar no chão, apontando as pontas dos pés para cima e depois para baixo.
Aproveite a posição, tire os pés do chão e faça movimentos circulares, virando os pés em sentindo horário e depois em sentindo anti-horário.

E então, você costuma praticar esses alongamentos no seu trabalho? Aproveite para colocar em prática e perceber uma melhoria bem grande na sua qualidade de vida e no seu corpo!
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