No passado, existia um grande dilema entre a musculação e aeróbico. Isso porque os adeptos de cada modalidade não consideravam a associação de exercícios de força à prática de exercícios de resistência interessante, pois alegavam que um poderia anular os resultados do outro.

Com estudos mais aprofundados sobre os conceitos da fisiologia do exercício, essa ideia foi mudando aos poucos. Hoje, é sabido que a combinação dos dois tipos de treinos podem trazer excelentes resultados, principalmente para a saúde

Para entender melhor sobre o tema, continue a leitura. A seguir, vamos mostrar os benefícios da musculação e aeróbico, qual deve ser executado primeiro e quantas vezes por semana é necessário praticar cada uma das modalidades. 

Quais os benefícios da musculação e aeróbico?

As duas modalidades têm benefícios em comum, contudo, cada uma tem suas particularidades, com um foco maior para determinados objetivos. Confira abaixo alguns deles: 

Musculação 

  • Acelera o metabolismo; 
  • deixa o corpo mais jovem; 
  • ajuda na perda da gordura e no ganho de músculos
  • protege os ossos, visto que os músculos servem como uma espécie de “colete” para o nosso esqueleto; 
  • melhora o funcionamento do coração;
  • aumenta a flexibilidade;
  • trabalha grandes grupos musculares. 

Aeróbico 

  • Ajuda a prevenir uma série de problemas de saúde, como diabetes tipo 2 e pressão alta; 
  • fortalece o coração; 
  • fortalece o sistema respiratório; 
  • auxilia na perda de gordura corporal;
  • melhora o humor e a autoestima;
  •  fortalece os músculos. 

Afinal, qual deve ser executado primeiro? 

Essa é uma dúvida muito frequente e a resposta vai depender do seu objetivo. Para quem deseja perder peso e diminuir o percentual de gordura, por exemplo, é melhor fazer o exercício aeróbico antes de partir para a musculação. Assim, você dá prioridade à atividade que exigirá um gasto calórico maior e, na hora de pegar peso, sua frequência cardíaca estará um pouco mais elevada, o que é ótimo para quem quer emagrecer. 

Quantas vezes devo praticá-los por semana? 

Mais uma vez, isso depende do seu objetivo e também da sua disponibilidade. O consenso é que tanto a musculação quanto o aeróbico devem ser praticados pelo menos 3 vezes por semana para que seja possível obter resultados satisfatórios. Uma dica é deixar cada um em dias alternados ou horários diferentes — aeróbico de manhã e musculação a noite, por exemplo. 

Contudo, lembre-se de que seu corpo também precisa de descanso, principalmente, a musculatura que foi exercitada. Para determinar o período desse descanso, é preciso levar em consideração o volume e a intensidade do treino. 

A musculação e aeróbico têm muitos benefícios, sendo que a melhor atividade física é aquela que atende às suas necessidades, objetivos e, claro, que você gosta de praticar. Lembre-se sempre de consultar um profissional da área para que ele lhe dê um direcionamento nos seus treinos. Assim, você consegue resultados mais rápidos e não corre o risco de ter uma lesão ou outro problema.

É comum ter dores musculares depois dos exercícios. Mas você sabe como tratá-las? No blog você confere tudo que deve ser feito para aliviar esse incômodo. Não deixe de conferir! 

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