Uma dúvida muito comum entre os praticantes de atividade física é o que comer antes e depois do treino. E não estamos falando apenas da alimentação com foco na disposição para treinar. Muitas vezes acontece da pessoa treinar com frequência e não conseguir alcançar seu objetivos, perder peso ou ganhar massa muscular. 

Se você se encaixa nesse grupo que treina com frequência, mas não consegue perder peso ou mudar seu corpo, fique atento à sua alimentação. Ela pode ser a vilã nesse caso. Não adianta se esforçar ao máximo na academia e não equilibrar a alimentação com seu objetivos de treino. Por isso, confira todas as dicas que separamos com os melhores alimentos para comer antes e depois do treino e aproveite para mudar agora mesmo seus hábitos alimentares. 

O que comer antes do treino?

Muitas pessoas fazem de tudo para fugir dos carboidratos, porém, eles são um dos alimentos super importantes para serem consumidos antes do treino. Principalmente para quem quer perder peso, o carboidrato pode ser visto como um grande inimigo, mas ele é a principal fonte de energia do nosso corpo e eliminá-lo totalmente da sua dieta pode fazer até mesmo com que seu rendimento diminua. 

É claro que cada caso precisa ser avaliado de acordo com cada pessoa e com cada objetivo, porém, um carboidrato muito consumido como pré treino e que oferece muitos benefícios para exercícios mais pesados é a batata-doce. É uma fonte de carboidrato complexo e de baixo índice glicêmico – que é absorvido pelo corpo mais lentamente, deixando a pessoa saciada por mais tempo, ou seja, sem querer sair devorando algo logo após o treino. Prefira comer a batata-doce cozida.

Caso você vá praticar treinos mais rápidos e leves, como caminhar na esteira por um período curto, por exemplo, não é necessário focar numa alimentação específica antes. É sempre importante de alimentar bem durante o dia, preferir alimentos balanceados e saudáveis para garantir que você se sinta bem. 

O que comer depois do treino?

Depois de caprichar nos exercícios, é o momento de focar na alimentação pós treino. Nesse momento, é hora de inserir  as proteínas na dieta. Elas auxiliam na reparação das fibras musculares, colaborando também para o aumento da massa magra. Para garantir a recuperação do glicogênio muscular e prevenir o catabolismo, ou seja, utilização de proteínas como fonte energética levando a perda de massa muscular, é preciso investir os carboidratos também na alimentação. 

Além dos alimentos, a ingestão de água também é de extrema importância para garantir a qualidade do seu treino. Inclusive, já falamos sobre esse assunto aqui no blog. Confira também essas dicas super importantes. 

Muitas pessoas também procuram consumir alguns suplementos alimentares pós treino. São várias opções disponíveis no mercado a preços acessíveis e das mais variadas marcas. Caso você esteja pensando em inserir estes suplementos na sua alimentação, é muito importante procurar um nutricionista para que ele possa indicar a marca, a receita e a quantidade correta para ser consumida de acordo com seus hábitos de vida e de treino. 

É importante frisar que os resultados referentes aos treinos estão sempre associados à alimentação. Ingerir alimentos de qualidade como verduras, legumes, carboidratos e proteínas é um fato importante não somente para alcançar o corpo dos sonhos, mas também para manter sua saúde em dia e aproveitar muito mais cada momento. 

Aproveite para acessar nosso site e conferir várias novidades que estamos colocando por lá. Temos as peças certas para garantir ainda mais qualidade para o seu treino, oferecendo conforto, mobilidade e segurança para a prática de qualquer exercício. Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook para ficar sempre por dentro das nossas dicas e novidades. 



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