Você sabe o que é crossfit? Criado pelo preparador físico Greg Glassman, o crossfit é um tipo de treinamento que envolve diversas modalidades, como levantamento de peso, atletismo, corrida, entre outras atividades de alta intensidade. 

Geralmente, as aulas duram em média 1 hora, e são divididas em três etapas: aquecimento e alongamento, técnica (para o aperfeiçoamento de exercícios) e, por último, o Workout of the Day, o famoso WOD. O WOD consiste na execução do que foi aprendido na segunda etapa (com a maior quantidade de séries possíveis em um período de tempo predeterminado, ou no menor tempo possível). 

Empolgou-se com a modalidade e quer saber os benefícios que o crossfit pode trazer para a sua saúde? Então continue a leitura e veja alguns deles! 

1. Ajuda a emagrecer

Um dos benefícios mais perceptíveis do crossfit, com certeza, refere-se ao emagrecimento. Como a atividade trabalha funcionalidades de todo o corpo com exercícios de alta intensidade, a queima de calorias tende a ser bem alta.

Para se ter uma ideia, em 1 hora de aula, é possível queimar entre 800 a 1.500 calorias! Junto com uma alimentação balanceada, dá para perder facilmente aqueles quilinhos extras que tanto incomodam. 

2. Auxilia na flexibilidade 

Muita gente não dá a devida importância à flexibilidade, pois não sabe que ela é um fator essencial para o bom funcionamento do corpo. Isso porque ela ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo nos músculos – fundamental para a saúde –, além de evitar lesões e dores musculares.

A boa notícia é que o crossfit também auxilia no aumento da flexibilidade, com a realização de alongamentos e movimentos feitos durante as aulas. 

3. Fortalece os músculos 

Para quem não gosta de musculação, mas deseja fortalecer os músculos, o crossfit pode ser uma excelente opção. Isso porque ele trabalha vários grupos musculares, usando, na maioria das vezes, apenas alguns acessórios para a realização dos movimentos – diferentemente dos aparelhos e treinos de musculação. 

Como os exercícios são de alta intensidade e executados em intervalos curtos, o corpo trabalha até o seu limite. Assim, os braços, as pernas e o abdômen são os mais afetados no ganho de força. 

4. Reduz o estresse 

Com o dia a dia tão atribulado, o estresse tem se tornado algo comum aos brasileiros. No entanto, a tensão causada pelo estresse pode gerar sérios problemas de saúde, até mesmo emocionais, como a depressão. 

Com exercícios diversificados todos os dias, o crossfit pode ser um dos aliados ao combate ao estresse. Com a prática da atividade física, são liberados alguns hormônios “da felicidade”, como a endorfina e a serotonina, ajudando na saúde mental e física

Por fim, vale ressaltar que o crossfit pode ser praticado por pessoas de todas as idades – desde crianças até idosos. Contudo, é imprescindível fazer uma avaliação física antes de começar a praticá-lo. Além disso, é fundamental ter a assistência de profissionais certificados, que devem considerar o rendimento individual de cada aluno. 

Conseguiu entender o que é crossfit? Você faz outra modalidade que também oferece tantos benefícios? Então compartilhe com a gente nos comentários! 

 

Powered by Rock Convert