Em geral, as pessoas associam a boa forma aos números na balança. É por isso que surge a frustração quando entram na academia e ganham peso. No entanto, comparar os quilos a mais pode ser um erro, já que nem sempre o corpo ganha gordura. Para entender esse processo, é preciso saber o que é massa magra.

O seu foco pode ser emagrecer ou ganhar músculos. Em todo caso, é importante entender as definições de massa muscular, massa gorda e massa magra. Desse jeito, você saberá exatamente como alcançar suas metas. Confira a seguir tudo que você precisa saber para conquistar o corpo dos sonhos!

O que é massa muscular?

A massa muscular representa o conjunto de, aproximadamente, 639 músculos que compõem o corpo humano. Sua função consiste em produzir movimentos, que podem ser voluntários ou involuntários — como ocorre no funcionamento do coração e do intestino.

O ganho dela é chamado de hipertrofia e decorre dos estímulos realizados pelos exercícios físicos, principalmente pela musculação. A alimentação com foco na ingestão de proteínas também é fundamental para obter bons resultados. Isso porque esse grupo de alimentos é responsável pela construção dos músculos.

Mas lembre-se que o consumo de proteína deve estar relacionado ao seu peso. Na dúvida, procure a ajuda de um profissional de nutrição para saber a quantidade que você deve consumir, de acordo com a necessidade do seu corpo.

Também é importante saber que você deve consumir outros alimentos, como carboidratos e gorduras. Todos os macronutrientes são importantes para o ganho de massa muscular, por isso você deve ter uma alimentação balanceada.

O que é massa gorda?

Toda a gordura presente no organismo representa a massa gorda. O que muita gente não sabe, é que ela é importante para o nosso corpo. Sua função, em quantidades adequadas, é proteger os órgãos. No entanto, o seu excesso pode prejudicar a saúde e dar origem a problemas como diabetes e doenças cardíacas.

A gordura subcutânea, que fica localizada acima dos músculos, é aquela que pode ser vista no espelho e deixar as roupas apertadas. E é nesse ponto que deve ser focado o processo de emagrecimento.

Se você se incomoda com a massa gorda do seu corpo, é preciso fazer exercícios focados para diminuí-la. Nesse caso, os aeróbicos podem ajudar bastante.

O que é massa magra?

A massa magra é formada por músculos, ossos, órgãos e líquidos corporais. Ao deixar de fora a gordura, ela corresponde aos demais elementos que compõem o corpo humano e é o foco no contexto de academia e peso.

Existem vários alimentos que influenciam no seu desenvolvimento. Entre eles, podemos destacar: carnes magras, clara de ovo e leguminosas. Nesse último item podemos incluir o feijão, a lentilha, o grão-de-bico, a ervilha e a soja.

Os benefícios de desenvolver a massa magra vão muito além dos fatores estéticos, já que deixa o corpo bonito por fora e saudável por dentro. Assim, você conquista a imagem que sempre sonhou associada a uma melhor qualidade de vida.

Então como a academia afeta o peso? Você pode já ter observado que é comum ver os números da balança subirem nos primeiros meses de treino. Isso ocorre porque a massa muscular magra tem o mesmo peso que a gordura, porém, o músculo ocupa menos espaço no corpo.

Assim, é comum que o peso aumente enquanto as medidas diminuem. Esse processo ocorre quando há redução de massa gorda e ganho de massa magra. Por isso, prefira sempre medir os resultados ao olhar para o espelho e ver como as roupas estão em seu corpo.

Como ganhar massa magra?

Atividade física, alimentação adequada e um sono de qualidade são a tríade para o corpo ideal. Existem alguns detalhes que podem ajudar a ganhar massa magra facilmente. Confira a seguir!

Coma a quantidade adequada

Para ganhar massa magra, é preciso comer menos calorias do que se gasta. Essa conta é bem simples, se você gasta mais energia do que coloca para dentro do corpo, você perde peso. Dessa forma, é possível alcançar o corpo dos seus sonhos.

Ah! E nada de se alimentar mal. Uma alimentação saudável também é fundamental para o ganho de massa magra.

Coma carboidratos

O carboidrato é responsável por dar energia ao seu corpo. Sem energia, você não consegue treinar bem e, assim, não atinge o objetivo desejado.

Muitas pessoas cortam esse nutriente da dieta por achar que ele é um vilão. No entanto, se o seu objetivo é aumentar a massa magra você precisa desse alimento em todas as refeições. 

Beba muita água

A água é importante em todos os objetivos e não seria diferente para quem quer ganhar massa magra. Isso porque o corpo devidamente hidratado acelera o crescimento da musculatura. Já a desidratação faz com que você canse mais rápido e não faça os exercícios físicos da maneira adequada.

Faça musculação

O exercício escolhido é fundamental se você quer ter resultados. Para aumentar os músculos, é preciso fazer musculação. A dica aqui é: faça movimentos lentos com o objetivo de evitar fazer compensações que tornam o exercício mais fácil.

Durma bem

O descanso é tão importante quanto a musculação e tem resultado direto no seu objetivo. Isso porque é durante o sono que o corpo constrói células e tecidos. Dessa forma, tente dormir de 6 a 8 horas por noite.

Não desista

Os resultados podem demorar algum tempo, mas saiba que eles aparecem. Por isso, insista nos treinos e não pare de se cuidar. E mesmo quando os resultados começarem a surgir, não largue tudo e volte à sua antiga rotina. Esse processo deve ser constante e é preciso ter persistência para manter o resultado conquistado e evoluir.

Agora que você já sabe o que é massa magra e como ela influencia o seu organismo, ficará mais fácil preparar uma rotina de autocuidado eficiente. Portanto, procure a ajuda de um profissional da sua academia para montar um treino que esteja de acordo com o objetivo que você deseja alcançar.

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