Você já se perguntou o que é poliamida? Também conhecida como nylon, poliamida nada mais é do que um tecido utilizado na confecção de peças para academia e atividades físicas, como legginsshorts e camisetas. De alta qualidade, ela assegura conforto e leveza durante a prática, garantindo resultados mais efetivos.

Com base nisso, vamos desenvolver mais sobre o assunto e falar sobre poliamida. Além de conceituá-la, vamos abordar as suas características, diferenciá-la do poliéster e mostrar como identificar peças de qualidade. É importante mencionar que, apesar de ter o preço um pouco mais elevado que outros materiais com qualidade inferior, ela favorece a prática das atividades e tem o melhor custo-benefício. Confira!

O que é poliamida?

Considerada a fibra mais nobre entre as fibras sintéticas, a poliamida é um tecido confeccionado a partir da fibra química do polímero sintético.

Ela é industrialmente produzida e pode ser utilizada na produção de diversas peças de roupa, especialmente em vestimentas para academia. Junto com a lycra, também é altamente utilizada na confecção de lingeries.

Quais são as características do tecido?

Com ótima elasticidade, a poliamida tem uma alta resistência mecânica e é capaz de absorver pouca umidade. O tecido é leve e macio, sendo que seu toque é similar ao do algodão.

Ela também seca muito rápido e não precisa ser passada, além de não encolher ou deformar. É resistente ao uso e ao ataque de traças e fungos, por exemplo. Como consequência, a qualidade e a durabilidade são superiores aos de outros tecidos também utilizados na academia, como o poliéster.

Qual a diferença da poliamida para o poliéster?

Ao contrário da poliamida, o poliéster é feito de uma fibra sintética também chamada de tergal. Apesar de ter boa elasticidade, ser mais barato e secar rapidamente, ele tem um toque áspero e tendência a encolher com o calor, desbotar com o sol e formar bolinhas no próprio tecido com o tempo.

O poliéster não permite a troca eficaz de calor com o ambiente externo, dando a sensação de que é mais quente e de que a transpiração está sendo prejudicada.

Por que a poliamida deve ser usada em academias?

A poliamida é superindicada para academias devido às suas características. Entre as principais vantagens, ela:

  • tem toque macio, frio e suave;

  • possibilita a transpiração;

  • ajuda a diminuir o excesso de suor;

  • não absorve tanta umidade;

  • seca rápido;

  • permite boa flexibilidade durante as atividades.

Como escolher um tecido de qualidade?

Existem dicas práticas e simples que ajudam na hora de escolher um tecido de qualidade. São elas:

  • ler a etiqueta, já que, de acordo com a legislação brasileira, toda peça deve ter em sua etiqueta a composição do tecido;

  • sentir o tecido, assegurando o toque macio, a maleabilidade e a suavidade do item;

  • observar atentamente a peça, pois algumas podem ter buraquinhos, bolinhas, costuras incorretas e manchas.

Entendeu o que é poliamida e o porquê de ela ser usada em suas peças de academia? Essa é a opção que, no final das contas, acaba oferecendo o melhor custo-benefício, justamente pela qualidade do produto e pelas vantagens que ele oferece. Aproveite as informações, adquira já suas peças e pratique atividades para melhorar a sua saúde e aumentar sua qualidade de vida!

Se você gostou do artigo e quer ficar por dentro de outros assuntos como este, confira nossa página no Facebook e no Instagram. Até mais!

 

Powered by Rock Convert