Com certeza você já ouviu falar sobre o Outubro Rosa. Todo ano esse mês é dedicado à prevenção e conscientização sobre o câncer de mama. Essa campanha faz parte de um movimento mundial que  teve início nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

Pouco tempo depois, outros países também perceberam a importância da causa e passaram a apoiar o Outubro Rosa com várias campanhas e iluminação de monumentos, por exemplo. 

Nós também apoiamos o Outubro Rosa e separamos algumas dicas importantes para você se seguir e sempre manter a saúde em dia. Confira. 

Mantenha uma boa alimentação e bons hábitos

O cuidado com a alimentação é um grande diferencial para se prevenir contra o câncer de mana e também outras doenças. Consumir menos carne vermelha, diminuir a ingestão de sal e alimentos processados pode reduzir os riscos de desenvolver a doença em até 20%. 

Você sabe como anda seu nível de vitamina D? Ela também  é uma grande aliada para a prevenção contra o câncer de mama.  A vitamina D pode ser absorvida com exposição ao sol (durante os horários indicados pelos médicos) e ingestão de alguns alimentos como salmão, atum, sardinha,queijos, bife de fígado e alguns cogumelos. 

Sempre consulte um nutricionista para que ele indique os melhores alimentos com vitamina D, de acordo com sua rotina de alimentação. 

Você sabia que o risco de contrair câncer de mama para as mulheres que fumam aumenta em 24% e em 13% para  ex-fumantes. O consumo de duas a cinco doses de álcool por dia também aumenta em até 1,5 vezes o risco de câncer. Além disso, o hábito de fumar é muito arriscado, principalmente para as mulheres. 

Além do câncer, mulheres que fumam ainda correm um risco grande de desenvolver outras doenças no sistema respiratório, no sistema cardiovascular, circulatório e reprodutor. 

Pratique Exercícios

Assim como a alimentação, a prática de exercícios também colabora para a prevenção contra o câncer de mama e muitas outras doenças. 

Uma simples caminhada, por exemplo, quando praticada com frequência, já pode fazer a diferença. 

A dica é nunca deixar a preguiça e o sedentarismo te ganharem. Conheça várias práticas diferentes e encontre uma que você se identifique mais. 

Alguns estudos já associaram 12% das mortes causadas pelo câncer de mama à falta de exercícios físicos. 

Sempre faça o autoexame

O autoexame é muito simples de ser feito e é o primeiro passo para a prevenção. Ele deve ser realizado uma vez a cada mês, na semana seguinte ao fim do ciclo menstrual.Saiba como fazê-lo: 

No chuveiro ou deitada: coloque a mão direita atrás da cabeça. Deslize os dedos indicador, médio e anelar da mão esquerda suavemente em movimentos circulares por toda mama direita. Repita o movimento utilizando a mão direita para examinar a mama esquerda.

Diante do espelho: inspecione suas mamas com os braços abaixados ao longo do corpo. Levante os braços, colocando as mãos na cabeça. Observe se ocorre alguma mudança no contorno das mamas ou no bico. Repita a observação, colocando as mãos na cintura e apertando-a.Observe se há qualquer alteração. Por fim, esprema o mamilo delicadamente e observe se sai qualquer secreção.

Caso você observe qualquer anormalidade nas mamas, como pequenos caroços, uma coloração diferente ou secreções, procure um médico imediatamente. 

Sempre visite seu médico e faça a mamografia

A mamografia é um exame muito importante.  Ela é responsável por detectar a doença ainda em fase inicial para que seja possível iniciar o tratamento, caso seja necessário, o mais rápido possível. 

A mamografia é um exame auxiliar que não anula o autoexame das mamas e outros um ultrassom, por exemplo. A mamografia é indicada para mulheres a partir dos 39 anos ou aquelas que apresentam história da doença na família. 

Mesmo fazendo o autoexame, é importante que você sempre visite seu médico e se mantenha informada sobre esta doença que ainda mata muitas mulheres em todo o mundo. Com um número de mortes ainda muito alto, é sempre importante compartilhar dicas e informações com sua mãe, amigas, irmãs…

Se cuidar é um ato de amor. Previna-se contra o câncer mama. 


Powered by Rock Convert