A reeducação alimentar é um tema que está muito em alta, principalmente neste período que estamos vivendo, ficando mais tempo em casa, trabalhando via home Office e saindo com menos freqüência.

Essa reeducação vai muito além de simplesmente fazer dietas restritivas e que, muitas vezes, não conseguem ser seguidas por muito tempo. A idéia é passar a comer melhor a partir de algumas mudanças de hábito e da sua rotina.
Se você está em busca de uma vida mais saudável e uma alimentação mais equilibrada, confira as dicas que separamos hoje.

1 – Beber 2 litros de água


A hidratação é um fator muito importante para essa reeducação alimentar. Beber água facilita a desintoxicação e ajuda a limpar toxinas. O ideal é beber de 1,5 a 2 litros de água por dia. Se você tiver dificuldades para beber água, experimente colocar rodelas de limão e gengibre para criar um sabor mais fresco e agradável.
Refrigerantes, sucos industrializados, sucos e chás com muito açúcar não ajudam na sua hidratação diária. Prefira sempre a água.

2 – Comer de 3 em 3 horas


Essa dica parece bem clichê, mas faz toda a diferença no seu dia a dia. Comer de 3 em 3 horas ajuda a estabilizar a glicose no sangue e diminui a sensação de fome o tempo todo.
Para se alimentar de 3 em 3 horas o ideal é diminuir as porções nas refeições, que podem ser dividas em: café da manhã, lanche do meio da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

3 – Reeducar o paladar


Quem está muito acostumado a comer alimentos industrializados precisa passar por uma verdadeira reeducação do paladar. Para melhorar sua alimentação é preciso inserir novos alimentos nas suas refeições como legumes, verduras e frutas.

Os aromatizantes e intensificadores de sabor acabam mudando muito seu paladar na hora de comer alimentos naturais, por isso, é preciso se acostumar aos poucos.
O grande segredo para o sucesso da sua reeducação alimentar é a rotina e a mudança de hábitos. Nunca é fácil mudar um estilo de vida que já estamos habituados, mas comer melhor é também garantir mais saúde, disposição e boa forma.

Para isso, comece sua mudança aos poucos, tentando melhorar o café da manhã primeiro, depois o almoço e vá aumentando o hábito também para as outras refeições. Anote seu cardápio e coloque um alarme no celular para lembrar dos horários das suas refeições e também de beber água.

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