Não é novidade para ninguém que o excesso de açúcar faz muito mal à saúde. O consumo em excesso pode acarretar sérias doenças, como a diabetes. Por isso, o ideal é que apenas 10% do total de calorias diárias sejam provenientes desse produto. Para uma dieta ainda mais saudável, essa quantidade deve se restringir a apenas 5%.

Contudo, isso não significa viver sem açúcar. Quando é consumido de forma correta, ele pode trazer benefícios ao indivíduo. O ingrediente ajuda na produção da serotonina, um neurotransmissor que, entre outras funções, regula o humor e o sono. Além disso, ele é um carboidrato gerador de fonte de energia para o corpo.

Você tem dúvidas sobre como consumi-lo, e não sabe como controlar a quantidade? A seguir, vamos apresentar dicas para fazer uso do açúcar de uma maneira mais adequada. Continue a leitura!

Evite alimentos processados

Muita gente nem imagina, mas alimentos processados, como a salsicha e outros embutidos, escondem uma grande quantidade de açúcar. O ingrediente é usado para dar aquela aparência brilhante e atrativa nesses alimentos. Ele também vai servir como um conservante.

Portanto, o melhor é evitá-los, pois, além de tudo, eles contêm alto teor de outras substâncias, como o sódio — que, em excesso, provoca uma série de outros problemas para a sua saúde.

Engane a vontade de comer doce

É inevitável não sentir vontade de comer um docinho às vezes, não é mesmo? Principalmente para acompanhar aquele cafezinho depois do almoço, ou quando a ansiedade bater. Se isso acontecer, os chicletes sem açúcar podem ser uma alternativa para conseguir enganar o seu desejo por um doce.

Porém, lembre-se de não exagerar, principalmente, se estiver de estômago vazio. Isso porque o corpo entende que, naquele momento, você come (e engole) algo e vai levar o seu organismo a produzir o ácido gástrico para auxiliar na sua digestão. Isso, por sua vez, pode desencadear outro problema de saúde, como a gastrite.

Outra dica fundamental aqui é identificar a causa dessa vontade incontrolável de ingerir açúcar. Ela pode ter origens diferentes e conhecê-la poderá ajudar você. Noites maldormidas, tensão pré-menstrual e até vício. Veja algumas outras causas a seguir:

  • vício: o açúcar pode ser tão viciante quanto o álcool e o cigarro;

  • noites mal dormidas: estabeleça uma rotina de sono para evitar a vontade de comer doce ao longo do dia;

  • TPM: durante a tensão pré-menstrual ocorre uma queda dos níveis de serotonina, por isso, consuma alimentos como castanhas;

  • deficiência nutricional: falta de magnésio e cromo faz com que aumente a vontade de comer doces;

  • baixo consumo de proteínasisso aumenta a sensação de fome e faz aumentar a vontade de comer.

Reduza o consumo gradativamente

Cortar o consumo de uma só vez pode ser bem difícil e fazer você desistir nas primeiras tentativas. Isso porque, como mencionado acima, o açúcar pode ser tão viciante quanto o cigarro.

Alguns hábitos e substituições, no entanto, podem ser adotados para você reduzir a quantidade de açúcar ingerido de uma forma gradual e, assim, conseguir mantê-la em níveis normais. Veja alguns deles a seguir.

  • tire o refrigerante da sua dieta;

  • coma frutas como sobremesa após as suas refeições;

  • passe longe dos alimentos processados;

  • coloque colheradas menores de açúcar no seu cafezinho ou suco. Ou substitua por um produto de mais qualidade, como o mascavo, o demerara e o de coco;

  • evite comer em fast food.

Priorize as refeições em casa

O ideal é evitar comer em lanchonetes e restaurantes, pois você não sabe como o alimento é preparado e não tem como ter um controle sobre a quantidade de açúcar de cada refeição consumida.

Por isso, prefira sempre fazer as suas refeições em casa, quando possível. Se não for o caso, prepare marmitas e leve-as para o trabalho. Além de ser muito mais saudável, sai bem mais em conta. Se ainda assim não tiver como evitar, escolha por locais em que você confie e conheça a procedência dos produtos.

Pratique exercícios físicos regularmente

Você pode até achar que a atividade física não tem relação com o açúcar em um primeiro momento. Mas tem sim. A prática regular de exercícios vai usar o açúcar presente no sangue para ser fonte de energia para os músculos.

Para isso, não há um tipo de atividade mais ou menos adequada. O importante é se mexer. Experimente a caminhada, a musculação, a dança, a natação, a corrida, ou qualquer outra prática. O ideal é você gostar de se exercitar para conseguir manter uma frequência e não desistir no meio do caminho.

Beba bastante água

Além de ser indispensável para a hidratação e o bom funcionamento do corpo, a água é excelente também para diminuir os níveis de açúcar no sangue. Assim, é possível também reduzir os riscos de desenvolver a diabetes.

Você também pode se manter hidratado com outras bebidas, como sucos de frutas, por exemplo. Mas lembre-se de consumi-los in natura, pois os adoçados podem causar o efeito contrário e elevar a glicose do sangue. As frutas em si já têm um sabor delicioso. Para que mais açúcar, não é mesmo?

Entenda por que não cortar o açúcar de vez

O consumo desse ingrediente é necessário para o bom funcionamento do organismo, uma vez que nos fornece a energia diária necessária para desenvolver as mais diversas atividades. O problema está no consumo em excesso ou nos produtos muito processados, pois perdem todos os nutrientes e se tornam as conhecidas calorias vazias.

Cortar o açúcar totalmente também pode mexer com o emocional, pois esses sabores doces estão muitas vezes ligados à nossa infância, aos pratos preparados por nossos familiares. Além do mais, quem não gosta de um docinho de vez em quando para adoçar o dia? Tome cuidado para não extrapolar!  

Como você pôde perceber, não é necessário viver sem açúcar, afinal, ele é fonte de energia para o nosso organismo. Contudo, com uma alimentação equilibrada somada a uma rotina de atividade física diária e ao cuidado com o consumo desse carboidrato, é possível sim manter a qualidade de vida e com o açúcar!

Você gostou das nossas dicas? Então, fique por aqui e venha descobrir 4 dicas práticas de como manter a dieta!

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