Uma das principais preocupações de jovens adultos é como conciliar trabalho e estudo e ainda encontrar tempo para a academia. Considerando que estudar e ter um emprego são prioridades indiscutíveis, os cuidados com a saúde podem acabar ficando em segundo plano.

Contudo, essa rotina cansativa pode trazer consequências: fadiga constante, insônia, estresse, dificuldade de concentração e até mesmo doenças, como a depressão. Para fugir desses riscos e usar o máximo do seu potencial nas atividades diárias, é preciso seguir algumas dicas, de forma que os exercícios não fiquem de fora da agenda.

Continue a leitura e confira como você pode aproveitar melhor o seu tempo e encontrar um horário para a academia.

Não misture trabalho e estudo

O primeiro passo para conciliar a jornada de trabalho com os estudos é saber separar esses momentos. Ou seja, não dá para fazer trabalhos de faculdade durante o expediente, assim como não é recomendável resolver pendências profissionais no meio da aula. Foque no trabalho até o horário de sair e pense apenas nos estudos quando estiver na sala de aula.

Para facilitar essa separação e aumentar a sua capacidade de concentração, é fundamental incluir uma rotina de atividades físicas na sua agenda. A prática regular de exercícios melhora o funcionamento de todo o organismo humano, inclusive do cérebro. Assim, você consegue manter a qualidade das suas tarefas, mesmo nos dias mais corridos. 

Procure uma academia que fique próxima aos locais que você frequenta diariamente e leve sempre uma mochila com roupas de malhar e trabalhar, assim você aproveita o vestiário do local e não perde tempo. Além disso, fica mais fácil encaixar um horário na sua agenda sem precisar fazer grandes mudanças. 

Crie uma rotina

Para conciliar trabalho, estudo e academia, é preciso criar uma rotina bem definida de tarefas e responsabilidades diárias. Estabeleça horários fixos para essas três atividades principais e, em seguida, defina horários específicos para dormir, acordar, comer e descansar. Assim, você acorda já sabendo o que precisa fazer em determinados momentos para que tudo corra bem.

Otimize o seu tempo livre

Você pode aproveitar os horários livres de forma produtiva, basta soltar a criatividade. Por exemplo: vale ler um livro enquanto estiver no ônibus, gravar trechos importantes da aula e escutar durante a academia e revisar o conteúdo da prova durante o almoço. 

Como trabalho, estudo e academia se complementam?

É preciso trabalhar para pagar as contas, inclusive a mensalidade da faculdade. É preciso estudar para investir no futuro. Mas também é preciso encontrar tempo para a academia, o que vai gerar benefícios à saúde e qualidade de vida no trabalho e nos estudos. Assim, essas atividades precisam ter o mesmo grau de importância na sua agenda.

Viu como conciliar trabalho e estudo e ainda frequentar uma academia não é tão difícil? Ao praticar um exercício físico, o organismo libera endorfina, bloqueando sensações de dor e produzindo sensações de bem-estar e euforia. Por isso, acrescentar a academia na rotina é muito importante para manter um ritmo de vida saudável, mesmo com a correria diária. 

Gostou do nosso post? Então nos siga no Facebook e no Instagram e fique por dentro das novidades!

[uam_ad id=”618″]

Powered by Rock Convert